Portugal consome apenas energia renovável durante quatro dias

Portugal consome apenas energia renovável durante quatro dias

energia-solar1

Em Portugal a energia eólica ajudou o país a consumir durante quatro dias apenas energia renovável. Durante esse período, 58% do consumo de eletricidade no país foram assegurados pela energia eólica.

A Associação Sistema Terrestre Sustentável (Zero) e a Apren analisaram os dados das Redes Energéticas Nacionais (REN) e concluíram que, durante 107 horas, entre as 6h45 do dia 7 de maio e as 17h45 do dia 11 de maio, todo o consumo de eletricidade em Portugal foi assegurado integralmente por fontes renováveis.

O país, que era considerado o 27º lugar entre os 30 mais poluentes da Europa, segundo o site Energia em Portugal, agora quer ajudar o seu setor elétrico, ainda dependente do carvão e do gás natural, a migrar para a energia limpa e renovável.

A meta proposta pelo país é a de atingir 31% da produção com energia renovável. Trata-se de um objetivo amplo, que abriga os setores dos transportes, sistemas de aquecimento e arrefecimento e produção de eletricidade.

Apesar do sucesso nesse caso, Portugal ainda tem um longo caminho em direção a produção de energia sustentável. Os transportes do país estão na casa dos 5% em percentual de renovável, com os biocombustíveis. Na parte elétrica chega a 52% de renovável com o objetivo de chegar aos 60%.

Atualmente, a produção de energia hídrica cobre entre 25% e 28% do consumo final de energia elétrica, e a média anual da eólica fica em cerca de 25%. A energia solar ainda está dando os primeiros passos no país.

 

Fonte – Ambiente Energia