,

Ambev terá centro de inovação abastecido com energia solar

ambev

Cervejaria investiu cerca de R$ 2,5 milhões no projeto localizado no Rio de Janeiro

A instalação de mais de dois mil painéis solares no telhado do Centro de Inovação e Tecnologia Cervejeira (CIT), da Cervejaria Ambev, localizado no Parque Tecnológico da UFRJ – Rio de Janeiro, acaba de ser concluída. O empreendimento, realizado em parceria com a Enel X, linha de negócios do Grupo Enel – especializada em soluções avançadas de energia, incluindo geração solar distribuída – deve gerar até 720 kWp, volume suficiente para abastecer 100% das operações da unidade durante o período do dia com maior irradiação solar.

Em casos do consumo de energia no CIT ser menor do que a capacidade gerada pela usina solar, a distribuidora responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região irá disponibilizar o excedente, gerando crédito pela energia injetada e abatimento no valor da conta de luz.

Para este projeto a Ambev investiu R$ 2,5 milhões, montante que faz parte do compromisso da cervejaria de ter 100% da eletricidade proveniente de fontes renováveis até 2025. Dentro desta perspectiva, a empresa já anunciou a construção de uma usina solar na cervejaria de Uberlândia, em Minas Gerais, que deve ser inaugurada ainda neste ano, com capacidade para abastecer a operação de todos os 13 centros de distribuição mantidos na região.

Para Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev, este é mais um marco importante na história de relação da empresa com o meio ambiente. “Junto a outras iniciativas como a construção da usina solar em Minas Gerais e o uso de caminhões elétricos em nossa frota parceira, estamos investindo em alternativas que preservem nosso planeta e construam um futuro sustentável para as próximas gerações”, diz.

O responsável pela Enel X no Brasil, Nestor Benito, destaca que o Brasil deve crescer no mercado de geração distribuída nos próximos anos e o objetivo é desempenhar um papel de relevância dentro deste segmento. “A experiência mundial da Enel X nos permite oferecer serviços de última geração para empresas, promovendo a geração distribuída de renováveis e benefícios reais e sustentáveis para nossos clientes e ao Brasil”, afirma.

FONTE – portalsolar.com.br