,

Artista usa energia solar para tocar música em deserto africano

Artista usa energia solar para tocar música em deserto africanoInstalação sustentável tocará de forma ininterrupta a canção “África”, da banda Toto, no Deserto do Namibe

Uma ideia inusitada: tocar de forma ininterrupta a música “África”, da banda Toto, em uma espécie de loop, no meio do Deserto do Namibe, na África Meridional, a partir do uso de energia solar. Parece surreal, mas acaba de ser colocada em prática pelo artista plástico Max Siedentopf, natural da Namíbia, para homenagear uma das grandes bandas representantes do rock dos anos 80.

Para tornar o projeto possível, Siedentopf levou seis pilares ao Deserto do Namibe, posicionados lado a lado, com uma caixa de som no topo de cada um, e um aparelho de MP3 contendo apenas a canção “África”, lançada em 1982. Toda a instalação é abastecida por um sistema fotovoltaico combinado com baterias de lítio para armazenamento energético. E, claro, o hit foi carregado no modo “repeat”.

O site do canal de TV britânico BBC noticiou que a intenção do artista plástico é prestar uma homenagem definitiva à música, tocando ‘África’ eternamente no continente africano. “Algumas pessoas adoraram e outras disseram que é a pior instalação da história, o que considero um grande elogio”, afirmou Siedentopf à BBC.

Apesar de ter sido criada para durar por anos, Siedentopf acredita que é provável que a instalação seja destruída. “A maior parte das instalações é construída para durar o máximo possível, mas tenho dúvidas quanto ao impacto do ambiente hostil do deserto na obra”, comentou.

FONTE – portalsolar.com.br