,

Casa no bairro Três Figueiras tem a maior capacidade de produção de energia solar de Porto Alegre

Omar Freitas / Agencia RBSCasa do anestesista Carlos Zingano tem a maior capacidade de produção de energia solar instalada em Porto Alegre
Omar Freitas / Agencia RBS

Os constantes cortes de luz que ocorriam na rua onde mora no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, fizeram o anestesista Carlos Silvestre de Ávila Zingano pensar, por mais de 10 anos, em alternativas para tornar a residência autossuficiente.

Cogitou um gerador a diesel, mas desistiu. Imaginou uma alternativa eólica, mas também não levou a ideia adiante. Até que um colega mencionou que tinha instalado painéis solares, e achou interessante a possibilidade de, ao menos, reduzir a fatura, além do lado sustentável da tecnologia.

– Sou uma pessoa consumidora desses apelos ecológicos – diz Zingano, referindo-se ao fato de ser um processo que não gera resíduos e ocupa espaço de outras fontes com impacto ambiental.

Em maio do ano passado, gastou R$ 69 mil para instalar os painéis fotovoltaicos no telhado.

– A economia tem sido de cerca de 30% na conta. Creio que em sete anos recupero o investimento – afirma Zingano, que se diz satisfeito com a iniciativa, apesar de não ter conseguido garantia de permanecer com energia quando há corte de luz.