,

Célula solar biogénica produz o dobro de energia mesmo sem sol

Célula Solar Fotovoltaica BiogénicaCélula Solar Fotovoltaica Biogénica

Investigadores fizeram uma grande descoberta que se baseia numa forma barata e sustentável de construir uma célula solar fotovoltaica usando bactérias vivas, que são capazes de converter a luz em energia, assim surge a biocélula solar.

A biocélula solar conseguiu produzir uma corrente superior em mais do dobro quando comparado com outros dispositivos semelhantes, a biocélula funcionou de forma eficiente com uma luz equivalente à luz solar mas também em condições semelhantes a um dia completamente nublado.

O futuro da célula solar biogénica

Ainda é necessário desenvolvimento e continuação das investigações, estas células denominadas de biogénicas, pois são constituídas de organismos vivos, mas aparentemente o potencial destas células é enorme e poderá ser superior às células solares fotovoltaicas convencionais usadas nos painéis solares comuns.

Em investigações anteriores para desenvolver células solares biogénicas concentraram-se na extração de um corante natural que as bactérias usam para a fotossíntese, este processo é caro, complexo e envolve solventes tóxicos que podem causar a degradação do corante.

Leia a matéria completa – portal-energia.com