,

Drone movido à energia solar será testado pela NASA

nasaIntenção é levar a conectividade de internet sem fio às regiões mais remotas do planeta

Um drone movido à energia solar, com o objetivo de levar conectividade 5G para quase todo lugar do planeta terra, é a mais nova aposta da NASA no desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação.

O funcionamento do protótipo Hawk 30, desenvolvido em parceria com a empresa japonesa de tecnologia Softbank e a companhia aeroespacial norte-americana AeroVironment, deve ser testado em uma viagem inaugural nas próximas semanas. Outros voos-teste acontecerão nos próximos três meses. O objetivo principal desta ideia, caso seja bem-sucedida, é levar a conectividade de internet sem fio às regiões mais remotas do planeta.

O Hawk 30 é um veículo aéreo não tripulado (UAV), possui dez motores elétricos e pode voar em altitudes superiores a 65.600 pés (20 km), de acordo com o IEEE Spectrum. Porém, mais detalhes deste projeto ainda não foram divulgados pela NASA.

Para quem não se lembra, o Facebook também testou um drone, o Aquila, movido também por meio de energia solar. A ideia era verificar a possibilidade de levar a conectividade de internet para áreas remotas. Entretanto, o projeto foi cancelado em junho de 2018.

O Google foi outra empresa a fazer esta iniciativa, testando o sistema SkyBender em 2016. Neste caso, balões de alta altitude fizeram mais sentido para a empresa. De todo modo, a iniciativa foi substituída pelo projeto Loon da Alphabet em 2017.

FONTE – portalsolar.com.br