,

Energia Solar: grande aliada dos projetos sustentáveis

A geração de energia solar é hoje uma das mais sustentáveis do mundo, por ser renovável e inesgotável. É também a que mais se expande no Brasil, por ser acessível às residências, aliando inovação, tecnologia e economia.

O sistema fotovoltaico tem ganhado espaço nos projetos mais recentes e já se tornou uma realidade. Por se tratar de uma ferramenta capaz de oferecer até 95% de economia de energia, engenheiros e arquitetos já costumam apresentar a opção aos clientes logo no começo da obra.

Em Apucarana, a Comercial Ivaiporã já conta com essa tecnologia dispondo de equipamentos homologados e ainda oferece todo acompanhamento, desde o projeto até a instalação com equipe própria, assegurando ao cliente o melhor resultado, garantia que é fruto da credibilidade conquistada ao longo dos 57 anos do grupo e 45 de atuação na cidade.

O engenheiro eletricista da Comercial Ivaiporã, Mauro Henrique Fornaza Pascoal, explica que o primeiro passo é fazer um cálculo estrutural para avaliar as condições de instalação das placas de energia e em seguida analisar o histórico de consumo da unidade consumidora. “A partir disso a gente consegue fazer uma média e indicar um kit de geração fotovoltaica que vai suprir a necessidade do cliente”, afirma Pascoal, que aponta ainda que há opções a partir de R$ 12 mil.

Além de todo esse acompanhamento, a Comercial Ivaiporã garante também a homologação junto a concessionária de energia. “O cliente não precisa se preocupar com essa parte burocrática, que nossa equipe fica responsável por isso”.

Sobre a manutenção, Pascoal frisa que deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, onde são analisadas a instalação, parte elétrica e limpeza dos painéis. “Se não houver nenhuma irregularidade, se trata apenas de uma avaliação”, diz.

Considerando a inflação energética, o baixo gasto de manutenção, e vida útil do equipamento (de 25 a 30 anos) o consumidor consegue ter o retorno do investimento em uma média de quatro anos. Ou seja, é possível usufruir dos benefícios do sistema fotovoltaico por um longo período de tempo após ele já estar pago.

Já no que diz respeito à região há um fator relevante para a instalação. De acordo com o engenheiro, a localidade tem um potencial solar muito bom. “Por isso tem se popularizado bastante por aqui”.

O gerente de marketing da Comercial Ivaiporã, Eder Newton, garante ainda que os produtos e equipamentos de energia solar contam com ótimas opções de pagamentos e financiamentos. “São condições facilitadas para que o cliente possa investir nessa tecnologia de maneira acessível”, afirma.

FONTE – tnonline.uol.com.br