,

Energia Solar: Zephyr S: conheça o avião solar que pretende voar por 100 dias seguidos

No dia 11 de julho deste ano, a Airbus decolou o seu drone Zephyr S no Arizona. Movido a energia solar – assim como o Aquila do Facebook –, o avião continua seu voo sem combustível durante estas três semanas a 21 km de altura, com um peso de 75 kg. A intenção da companhia é deixá-lo no ar durante 100 dias seguidos.

Ao atingir o tempo consecutivo desejado, a empresa aérea pretende apresentar o seu avanço na criação de recursos fotovoltaicos destinados a futuros sistemas de vigilância ou até mesmo desenvolver uma capacidade de voo para pessoas.

A visão estava lá há mais de dez anos. O que esperávamos e estávamos trabalhando era o desenvolvimento tecnológico em diferentes áreas, como a tecnologia de baterias e a matriz solar. para que isso esteja pronto e disponível para o padrão, precisamos tornar este produto realmente viável. É onde estamos hoje.”

Sophie Thomas

Chefe do programa Zephyr da Airbus

Em cada dia dos 100, o Zephyr S cobre aproximadamente uma distância de mil milhas náuticas. Isso representa algo em torno de 1.852 km. Além disso, a aeronave possui capacidade de carregar uma carga até cinco vezes superior ao seu peso atual.

Entre os interessados no projeto, está o ministro da Defesa do Reino Unido. Ele já teria reservado diversas unidades do drone. Ela poderia ser utilizada tanto a fins militares quanto civis.

FONTE – tudocelular.com