,

Exposição da Agrotins mostra os benefícios da energia solar nas propriedades rurais

Produtores podem aproveitar estruturas de proteção dos animais para economizar usando somente o sol. Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins vai até sábado (11).

Os visitantes da 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) têm oportunidade de conhecer como funcionam equipamentos inteligentes e modernos. Um deles são as placas solares. Com elas, moradores do campo e da cidade podem aproveitar do recurso natural para economizar. (Veja o vídeo)

O engenheiro eletricista Márcio da Silva acredita no potencial da tecnologia. “Todas as atividades agrícolas são de dia. Nós estamos aproveitando a tecnologia de bombas que trabalham o dia inteiro aproveitando a energia do sol e gerando a água que a gente precisa para o gado, para a irrigação, sistemas pequenos”, explicou.

A ideia é espalhar painéis solares pela propriedade com o objetivo de agilizar processos. Baterias não são instaladas e a energia é somente do sol. Uma estrutura com seis painéis custa cerca de R$ 10 mil e corresponde a energia consumida em uma conta em torno de R$ 250. Quem deseja obter a tecnologia, mas não tem todo dinheiro necessário, pode optar por financiamentos.

Uma empresa levou soluções criativas à Agrotins, como a garagem solar, que é coberta por placas de energia fotovoltaica. O engenheiro de produção, Fernando de Oliveira, diz que a ideia pode ser adaptada. “No campo você pode ter várias soluções. Então por exemplo, numa granja, para você cobrir a sua produção de aves, ou até um chiqueiro. Você já vai ter um investimento em infraestrutura e aproveita o telhado para gerar a sua própria energia”, explicou.

Jorge Araújo tem uma propriedade rual e está pensando em fazer este investimento. “Um dos nossos investimentos futuramente é instalar esta tecnologia para que possa, de certa forma, economizar”, conta.

Placa solar ajuda produtores a economizar — Foto: Reprodução/TV Anhmaguera

Placa solar ajuda produtores a economizar — Foto: Reprodução/TV Anhmaguera

FONTE – g1.globo.com