,

Na Alemanha, vila solar gera mais energia do que consome

Na Alemanha, vila solar gera mais energia do que consome

Na Alemanha, foi aprovado em 2000 uma lei obrigatória na qual as companhias de energia deveriam pagar, em dinheiro, às pessoas que devolvessem o excedente de energia produzida no sistema de microgeração para a rede elétrica. Depois que esta lei foi criada, muitas vilas abastecidas totalmente à energia solar começaram a ser construídas.

Essas construções sustentáveis são chamadas de vilas solares e são feitas com alta tecnologia. As placas solares instaladas são extremamente eficientes e são capazes de produzir cerca de quatro vezes mais energia do que os moradores das vilas consomem, sendo assim, a construção sustentável provou que pode gerar muito lucro. Uma dessas vilas fica localizada em Friburgo, o bairro solar chama Schlierberg.

De fato, a autossuficiência energética na vila solar Schlierberg é o que mais chama atenção. A vila foi projetada com placas solares fotovoltaicas instaladas nos telhados das casas e dispostas na direção correta.  A eletricidade excedente da vila solar de Friburgo é ligada e vendida para a rede pública. Ao todo, a vila solar é composta por 59 casas construídas apenas em madeira e com materiais ecológicos. A área total é de 11 mil m² e além da grande exposição solar, possui tamanho balanceado, densidade média, acessibilidade e espaços verdes.

Segundo informações do arquiteto responsável pelo projeto, a eficiência das placas solares é tão grande que anula a emissão de aproximadamente 500 toneladas de CO2 na atmosfera. Para os períodos com pouco sol, o projeto também conta com uma cobertura simples, com beirais largos, que permitem a presença e captação do sol durante o inverno.

Além de gerar economia e lucro, as vilas solares contribuem diretamente para a preservação do meio ambiente, pois a energia solar não é poluente. Para que as vilas se tornassem realidade e não apenas mais um projeto no papel, foi necessário a ajuda de um sistema especial de financiamento chamado fundo solar, ou seja, fundos imobiliários de pequenos investidores externos.

A vila solar em Friburgo é o projeto de construção considerado o mais moderno e inovador da Europa. Toda a arquitetura da construção foi baseada na orientação do sol! Podemos notar que realmente os responsáveis pelo projeto deram grande importância para a questão da sustentabilidade.

A energia solar está entre a fonte energética mais limpa e consistente em comparação a outras fontes. Além disso, a energia solar é segura e abundante, seu grande potencial deve ser aproveitado! No ano passado, a Alemanha registrou, pela primeira vez, que mais de 40% da energia gerada no País veio de fontes renováveis, de acordo com informações do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar (ISE).

Gerar energia própria através da luz solar é uma ótima solução! O Brasil é um dos países que mais têm incidência de raios solares, ou seja, uma vasta quantidade de energia sustentável está disponível para ser captada em nosso país. Para saber mais sobre essa fonte limpa de energia, acesse o Portal Solar, maior web site do setor. Saiba como adquirir uma placa solar e veja como é possível solicitar um financiamento para energia solar.

FONTE – portalsolar.com.br