,

O futuro da energia solar

A energia solar concentrada tem o potencial de levar energia a áreas remotas do mundo. No entanto, apresenta uma grande falha: tem uma grande necessidade de água.

Este tipo de energia solar está perfeitamente adequada aos desertos, pela luz solar que proporcionam, mas a areia e as poeira significam que todos os espelhos precisam de uma limpeza regular, usando água preciosa.

Espanha

No centro de testes da Plataforma Solar de Almería, os cientistas estão a trabalhar em mecanismos de poupança de água, como, por exemplo, em barreiras para impedir que a poeira chegue aos espelhos.

“A barreira que está a funcionar melhor tem uma geometria plana. Comparada com a curva, obtemos resultados ligeiramente melhores e se compararmos com a barreira natural, os resultados são espetaculares. Com a barreira artificial conseguimos bloquear até 50% das partículas e impedi-las de entrar no campo solar”, explica Aránzazu Fernández-García, investigadora do CIEMAT-Plataforma Solar de Almería

A limpeza dos espelhos gigantes usa muita água. Os investigadores estão a testar um sistema de limpeza ultrassónica, que usa menos água, como parte de um projeto da União Europeia.

Aránzazu Fernández-García revela que estão “a usar um sistema manual para realizar experiências durante um ano, a partir do qual vamos obter resultados sobre o consumo de água, o consumo de eletricidade… E o próximo passo será aplicá-lo numa central de energia solar em funcionamento e testar o sistema de forma automática”.

Revestimentos especiais para impedir a sujidade estão em teste. Hoje é possível saber quando as superfícies precisam de limpeza, através de medições feitas à mão, mas este sensor faz o trabalho automaticamente e um protótipo de refrigerador de água híbrido, com torres de arrefecimento húmidas e secas, acaba de ser instalado.

CENTRAIS DE ENERGIA SOLAR CONCENTRADA VERSUS FOTOVOLTAICAS

As centrais de energia solar concentrada e as fotovoltaicas são dois tipos de sistema, com diferentes formas de funcionamento, através de energia solar.

Centrais de Energia Solar

Concentrada

concentram as radiações do sol para aquecer uma substância líquida, que depois produz eletricidade.
Painéis fotovoltaicos usam luz solar 
para gerar diretamente uma corrente elétrica .
Armazenamento dos sistemas de energia solar concentrada
conseguem armazenar energia, mesmo quando há pouca ou nenhuma luz solar, ao contrario dos painéis fotovoltaicos.
Custos ambientais 
  • As centrais de energia solar concentrada, costumam ocupar 4 hectares por megawatt e requer uma quantidade considerável de ferro e cimento. Tem um consumo de água intensivo.
  • Os painéis fotovoltaicos ocupam pouco mais de 3 hectares por megawatt e necessitam de materiais difíceis de obter, como índio e elementos raros da terra. 

FONTE – pt.euronews.com