,

Parque solar inicia construção no Piauí

O Brasil receberá um dos maiores projetos de energia fotovoltaica da América do Sul. O parque solar São Gonçalo, irá operar em São Gonçalo do Gurgueia, no Piauí. Segundo a empresa responsável, Enel Green Power Brasil, subsidiária do grupo italiano Enel, serão investidos R$ 1,4 bilhão para a realização das obras. A usina, que já está em fase de construção, deve iniciar as suas operações até 2020.

A usina tem capacidade total de 475 MW, destes, 388 MW foram vendidos no leilão A4, realizado em dezembro de 2017, em contratos de fornecimento de energia de 20 anos. Os outros 87 MW serão destinados ao mercado.

O Grupo Enel possui duas subsidiárias no Brasil, a Enel Green Power e Enel Brasil, com capacidade total instalada de mais de 2,9 GW provenientes de energias renováveis, sendo 842 MW de energia eólica, 820 MW de energia solar fotovoltaica e 1.269 MW de energia hídrica. Além de 1GW em execução no Brasil, comprados nos leilões de 2017.

A construção da planta fotovoltaica proporciona maiores expectativas de um desenvolvimento crescente de sistemas de energias renováveis no País. Apesar do investimento a longo prazo, a adequação de energia solar no mercado combate as ameaças ambientais e traz impactos positivos à economia nacional.

FONTE – opetroleo.com.br