,

Portugal já satisfaz 54% das suas necessidades energéticas com renováveis

Portugal já satisfaz 54% das suas necessidades energéticas com renováveis

50% da energia consumida em cinco Estados-Membros da União Europeia já corresponde a anergias renováveis e Portugal é um dos que lidera a tabela. De acordo com dados divulgados na passada semana pelo Eurostat, Portugal era em 2016 já o terceiro país da UE com maior percentagem das suas necessidades energéticas satisfeitas com renováveis.

A liderar a tabela está a Áustria, onde 73% da energia consumida tem origem renovável, seguida da Suécia com 65%. Depois surgem Portugal e a Dinamarca, com 54%, e ainda a Letónia, com 51%. No ano da análise, 2016, a média da União Europeia era de 29,6%.

Fora da União Europeia, a Islândia (95,3%) e a Noruega (104,7%) são os países que mais se destacam na utilização de energias renováveis.

A energia proveniente de fontes renováveis já contribui para 30% da energia consumida na União Europeia: a hidroelétrica é a fonte mais importante, com 36,9% da produção; a energia eólica corresponde a 31,8% da produção; e a energia solar corresponde a 11,6% da produção. A restante percentagem é dividida pelo biogás, pela energia geotermal, e outros.

FONTE – vidarural.pt