,

Portugal quer triplicar a produção de energia solar até 2020

Segundo anunciou o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, o Governo português tem o objetivo de triplicar a produção de energia solar até 2020, mantendo a política de continuar a aposta nas energias renováveis.

“Trata-se de um objetivo que já estamos a concretizar com o licenciamento de mais 1000 megawatts que estão já a começar em investimento, mas este investimento vai ser feito a preço de mercado e sem aumento de custo para os consumidores”, disse, depois da sessão pública da apresentação do Programa Nacional de Investimentos 2030, nas áreas de Ambiente e Energia, em Lisboa.

O Ministro realçou que “dadas as tecnologias e as condições excepcionais que Portugal tem para produzir energia solar, é [uma aposta] rentável e há muitos investidores a concorrerem para produzir energia solar em Portugal”.

Portugal tem conseguido destacar-se mundialmente ao nível das energias renováveis e Caldeira Cabral referiu que deve continuar a fazê-lo “«sem mais déficits tarifários, sem mais custos para os consumidores e para as famílias, e sem pôr em causa a competitividade das empresas”.

Interligações com Europa e Marrocos

O Ministro referiu ainda a importância de Portugal reforçar as interligações com o resto da Europa e com Marrocos ao nível da energia, com o objetivo de baixar os custos de energia e aumentar a eficiência do mercado energético num contexto em que as energias renováveis têm um maior peso.

O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR) tem cerca de 1100 milhões de euros contemplados para investimentos em melhorias do sistema de eficiência energética com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas, ao mesmo tempo que reduzem a fatura energética e as emissões.

“Temos de olhar para a melhoria energética não como um sobre custo para as empresas, mas como uma melhoria na sua forma de produção, pois torna-as ambientalmente mais responsáveis e reduz também os custos”, acrescentou.

FONTE – mundolusiada.com.br