Condomínio no Itaigara aluga placa solar e reduz conta de luz de R$ 4 mil para R$ 107

O aluguel de placas pode gerar uma economia de até 20% na tarifa de energia elétrica convencional (Divulgação)

Fazenda em Ibotirama oferece serviço que faz empresas economizarem; uso de fonte renovável também ajuda o meio ambiente

Desde o dia 22 de abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a Coelba a reajustar suas tarifas em mais 6,22%. Se o reajuste médio do ano passado, de 14,15%, for considerado, é possível verificar como a conta de luz pesa no bolso de consumidores diversos, a exemplo de moradores de um condomínio no bairro do Itaigara, em Salvador, e especialmente daqueles que dependem dela para suas atividades laborativas ou comerciais.

Foi justamente buscando atender essa demanda que um grupo de investidores fundou a primeira fazenda solar para aluguel. Sediada no município de Ibotirama (a 652 km de Salvador), a Terra do Sol é a pioneira no estado na oferta desse serviço.

A proposta funciona baseada na determinação da própria Aneel, de 2012, através da resolução 482, que possibilita que o consumidor possa gerar a própria energia por fontes renováveis e que injete essa produção na rede da prestadora de serviço.

Em 2015, a ANEEL ampliou a resolução, possibilitando que a produção pudesse ser feita de maneira remota, desde que a geração e  creditação da energia aconteça na mesma concessionária. O resultado dessa operação é uma conta de energia muito mais barata.

FONTE – correio24horas.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *