Edifícios adotam painéis fotovoltaicos em Cascavel

Além do menor impacto ambiental, sistema traz economia nos custos operacionais dos condomínios

O mercado imobiliário de Cascavel, no Paraná, está atento ao potencial dos painéis de energia fotovoltaica em edifícios. Em 2021, 38 famílias terão a oportunidade de viver em um prédio que traz o sistema de painéis fotovoltaicos no projeto original.

Além da economia na conta de energia, e consequentemente com os custos do condomínio, também existe a preocupação dos consumidores de que é preciso cuidar do meio ambiente e gerar energia da maneira mais limpa e renovável possível.

No Design Residence, sobre a cobertura, serão instalados 39 módulos monocristalinos, escolhidos por conta da maior eficiência em relação aos outros tipos. Eles possuem potência de 390W cada e ficarão voltados para Noroeste, com uma capacidade de produção mensal média de 1.769,80kWh.

“A vantagem de contar com sistema de geração próprio evita as variações na tarifa e minimiza muito o custo mensal com energia. Deve-se também levar em consideração que o imóvel com esse sistema se torna mais valorizado, pois está produzindo parte de sua energia de consumo através de fontes que não agridem o meio ambiente.

Para isso, o projeto arquitetônico deve estar alinhado com o projeto elétrico e fotovoltaico. Previamente são projetados locais de medição, controle e monitoramento da energia gerada, a qual pode ser visualizada por meio de gráficos em um painel instalado na edificação ou até mesmo através de um aplicativo de celular.

“Um trabalho de compatibilização entre os projetos é essencial para o posicionamento dessas placas não afetar a estética da edificação e para maximizar a energia gerada”, explicou o arquiteto Samuel Laurensi, responsável pela empresa que está organizando os projetos e coordenando todas as disciplinas para tudo se encaixar na obra do Design Residence.

FONTE – portalsolar.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *