Financiamentos especiais impulsionam escolha por painéis de energia solar

Financiamentos oferecidos por bancos públicos e particulares estão dando um impulso para quem ainda fica em dúvida sobre esse investimento.

Assista o vídeo

Transformar a energia do sol em elétrica já não é novidade para ninguém, mas os painéis fotovoltaicos sempre estiveram longe da realidade da maioria das pessoas por serem caros.

Mas isso pode estar mudando. Isso porque os bancos e instituições financeiras estão fazendo linhas de financiamento especiais para quem quer instalar o sistema – em casa ou em empresas. E o tempo de retorno do investimento está cada vez mais curto.

Os financiamentos oferecidos por bancos públicos e particulares estão dando um impulso para quem ainda fica em dúvida sobre esse investimento.

“A gente tem linha de crédito com recursos do BNDES, é o Finame, que a gente consegue financiar até 100% do valor dos equipamentos e atrelado a isso um percentual para a instalação”, afirma a gerente de um banco em Araçatuba (SP), Carolina Toqueton Sanches.

A instalação dos painéis em uma empresa de reciclagem está a todo vapor. O sistema deve começar a gerar energia ainda neste mês. Investimento a longo prazo, mas que vai ajudar a aumentar o lucro.

“Com isso dá para investir dentro da empresa com o dinheiro que sobrar, como comprar maquinário, caminhões”, afirma o empresário Eudes Massaharu.

Painéis solares instalados no telhado da casa captam a luz do sol — Foto: Divulgação

Painéis solares instalados no telhado da casa captam a luz do sol — Foto: Divulgação

Durante o dia, os painéis captam a luz do sol e geram a energia que vai direto para o inversor que transforma essa carga recebida numa linguagem que a nossa rede elétrica consegue ler. Assim, a energia consegue alimentar qualquer aparelho elétrico numa residência ou em uma empresa, indústria.

Se nem toda energia for consumida, o que é gerado a mais é lançado na rede elétrica e gera créditos a serem usados depois.

“A partir do momento que gera mais do que consome nós temos o crédito. Esse crédito podemos colocar no mesmo CPF, CNPJ ou concessão. Se tenho uma casa em uma cidade e quero creditar em outra a gente consegue, estando na mesma concessão”, diz o engenheiro elétrico Eduardo Cancian.

Para o assistente administrativo Eduardo Rissão, toda economia é válida. As máquinas da empresa de móveis planejados gastam muito e as contas ficam na casa dos R$ 3 mil. Depois do investimento nos painéis solares, o gasto é mínimo. Quando terminarem de pagar o financiamento do sistema, o lucro da empresa deve aumentar.

“Em cinco anos vamos recuperar esse dinheiro e depois começa a economia, não vamos estar gastando e vira o lucro da empresa”, diz.

Instalação de painéis solares garante acesso à energia limpa e renovável — Foto: PexelsInstalação de painéis solares garante acesso à energia limpa e renovável — Foto: Pexels

FONTE – g1.globo.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *