Israel terá torre de energia solar mais alta do mundo

 Torre de energia solar mais alta do mundo ficará em Israel

Israel está concluindo, no deserto de Neguev, a central de energia solar concentrada, batizada de Ashalim. O empreendimento terá a torre de energia solar mais alta do mundo com cerca de 240 metros.

size_960_16_9_ashalim6

 

O projeto, que será concluído no final de 2017, utiliza heliostats, instrumentos que utilizam um espelho para refletir a luz do sol em uma determinada direção para produzir energia. Eles concentram a luz solar sobre encanamentos na torre central, aquecendo uma mistura de sal fundido, que em contato com a água produz vapor em seu interior. Este vapor aciona, então, as turbinas e os geradores de eletricidade. Para estocar calor e operar 24h, mesmo em dias de pouca radiação solar, as usinas usam sofisticadas tecnologias de armazenamento térmico, que mantém milhares de litros de sal fundido a temperaturas elevadas.

Na central israelense de Ashalim, são cerca de 50.000 heliostats controlados por computador, e medindo até 20 metros quadrados cada. A expectativa é que a geração seja de 300 MW, cerca de 2% da capacidade de produção de eletricidade de Israel.

A central deverá evitar emissões de 110 000 toneladas de CO2 por ano ao longo de sua vida

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *