MRV Engenharia constrói primeiro empreendimento com energia solar

A energia elétrica é o segundo item que mais impacta no valor da taxa de condomínio

Priorizando contribuir com o meio ambiente, a MRV Engenharia inova mais uma vez no segmento de imóveis econômicos e constrói um dos primeiros condomínios da linha econômica com painéis de células fotovoltaicas, capazes de produzir energia elétrica e economia para bolso do morador.
O primeiro empreendimento em Cuiabá a receber o sistema é o Chapada da Costa, localizado no bairro Jardim Ubirajara, próximo à margem da Rodovia Emanuel Pinheiro (sentido Chapada-Cuiabá).
A instalação das placas solares já está acontecendo e a  entrega dos apartamentos está prevista para o inicio do próximo ano.

De acordo com especialistas, a energia elétrica é o segundo item que mais impacta no valor da taxa de condomínio. Algo em torno de 10% a 17% do custo total condominial.
“É benefício para o cliente. Teoricamente, a construtora vende energia para a concessionária e ela abate o valor”
Os itens que mais consomem energia elétrica dentro de condomínios são sistemas de iluminação de áreas comuns, como hall, escadarias, elevadores, motores de portões e bombas de recalque.

O Chapada da Costa vai oferecer energia solar para todas as áreas comuns do condomínio, como iluminação das áreas de estacionamento, lazer em geral, piscina, salões de festas e portaria.
Com esse suporte positivo ao meio ambiente, há em média um abatimento na taxa condominial mensal da ordem de até 30%, conforme verificado em empreendimentos de porte similar em outros pontos do país.

Nos próximos cinco anos, todos os empreendimentos da MRV Engenharia serão lançados com o sistema de energia solar fotovoltaica,  iniciativa que está na matriz de sustentabilidade consolidada pela companhia.
Para isso, a empresa deverá investir R$ 800 milhões no período, em empreendimentos em diferentes localidades do país. Atualmente, a MRV está em 150 diferentes cidades. Um a cada 200 brasileiros mora num imóvel construído pela MRV.
O próximo empreendimento a receber o modelo é o Chapada das Oliveiras, que será localizado no bairro Morada do Ouro. O novo lançamento comercial deve ocorrer em maio, com a abertura oficial de vendas de apartamentos com descontos especiais, conforme antecipa a construtora.

Ao incorporar o sistema de produção de energia fotovoltaica em seus empreendimentos, a MRV Engenharia não beneficia apenas seus clientes, com a economia na conta de luz e a valorização do imóvel, como oferece importante contribuição para a diversificação da matriz energética brasileira, conforme destaca a companhia, líder no segmento brasileiro de imóveis econômicos.
Isso porque, o sistema disponibiliza geração de energia renovável e limpa, sem emissão de C02 na atmosfera, redução do consumo de energia de fontes convencionais, além de ser um sistema de geração silencioso.

O sistema
As células fotovoltaicas são instaladas no telhado das edifícios  e transformam energia solar em energia elétrica. Conforme o projeto, a energia gerada pelas placas é conectada à rede por meio de inversores solares (sistema fotovoltaico).
Após passar pelo Inversor, a energia gerada vai para o quadro de distribuição de energia, diminuindo a quantidade de energia utilizada da distribuidora de energia elétrica.
A energia gerada ao longo do dia que não é consumida é disponibilizada para o sistema ao qual a rede gerida pela concessionária está interligada.
Ao final do mês, a energia extra gerada pelo sistema entra como crédito, abatido no saldo da conta de energia mensal, podendo cobrir toda a conta do condomínio. Mais um convite ao consumo consciente.

“É benefício para o cliente. Teoricamente, a construtora vende energia para a concessionária e ela abate o valor. É um sistema totalmente aderente à sustentabilidade, que é um dos valores da nossa companhia. É energia limpa, que contribui, e muito, com meio ambiente”, reforça o gestor comercial da MRV Engenharia em Mato Grosso, Tacílio Cantarutti.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *