Pesquisa mostra onde energia solar é mais vantajosa: painel residencial já se paga em menos de 3 anos

Uso do equipamento cresce 70%. Rio é a região metropolitana do país onde mais vale a pena

Placas solares no Leme, Zona Sul do Rio Foto: Pedro Teixeira / Agência O GloboPlacas solares no Leme, Zona Sul do Rio Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo

RIO – Com a forte alta na conta de luz nos últimos anos — desde 2013, a tarifa já subiu mais de 90% no Brasil — a energia solar se populariza no país. Só este ano, o uso de painéis por residências e pequenos comércios e indústrias cresceu em quase 70%.

Já são 760 megawatts (MW) instalados em sistemas de geração solar própria pelos consumidores, contra 450 MW no fim do ano passado.

Levantamento da consultoria Comerc mostra que a região metropolitana do país onde é mais vantajoso instalar um painel de energia solar é o Rio de Janeiro. O cliente da Enel no Rio consegue ver o retorno do investimento no equipamento em pouco mais de dois anos e meio (2,7 anos).

A instalação custa a partir de R$ 10 mil. E, segundo especialistas, vale a pena para quem paga uma conta de R$ 500 ou mais.

Confira, na íntegra da reportagem exclusiva para assinantes do GLOBO, os preços de instalação para diferentes tipos de imóveis e em quanto tempo o investimento se paga em cada uma das capitais do país.

E, ainda, um passo a passo para fazer a instalação em casa.

FONTE – oglobo.globo.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *